Observar a atuação dos concorrentes é uma das estratégias de ouro para desenvolver boas ações de marketing e melhorar os resultados da sua empresa.
1 – Qualidade de conteúdo
Observar o nível de qualidade que os concorrentes aplicam na geração de conteúdo é fundamental para analisar as estratégias utilizadas por eles e até que ponto isso impacta no mercado.
Embora não seja aconselhado “copiar” esse padrão de qualidade, ele serve de parâmetro para que a empresa desenvolva conteúdos superiores ou diferenciados, buscando também atingir um nicho mais específico no mesmo mercado de atuação.
2 – Serviços profissionais
Ao observar a estrutura do site, redes sociais e demais canais de comunicação da concorrência, é necessário averiguar se a empresa conta com profissionais para fotos, design, elaboração de textos etc.
Isso também serve de diretriz para que a empresa busque contratar tais serviços, melhorando a identidade visual da empresa e também dos conteúdos gerados.
3 – Relacionamento com o cliente
Outra estratégia fundamental sobre o que aprender com a concorrência consiste em pesquisar como é o relacionamento deles com os clientes.
Isso pode ser feito ao observar as avaliações feitas no site e redes sociais de cada concorrente, buscando identificar aquilo que mais agrada e, principalmente, o que mais desagrada os clientes.
4 – Logística
Analisar a cadeia logística do concorrente é outro ponto relevante. Por meio dessas informações, é possível desenvolver estratégias mais eficazes ou até mesmo identificar o que já funciona no mercado.
A cadeia logística envolve fornecedores, serviços de entrega, administração de estoques etc.
5 – Alcance
Identificar qual alcance é desejado pelas empresas concorrentes é fundamental para desenvolver estratégias de marketing digital. Esse alcance pode ser local, regional, em um estado, no país ou até mesmo no mundo. Por exemplo, se o principal concorrente busca desenvolver estratégias para captar clientes a nível nacional, a empresa pode segmentar um pouco mais o público, buscar uma relação mais próxima com os consumidores e dedicar-se ao público local e regional.
6 – Forma de contato com clientes
É interessante identificar a forma pela qual os concorrentes estabelecem contato com os clientes, tais como estrutura de e-mail marketing, campanhas publicitárias, anúncios no Google, Facebook, Instagram etc.
Deve-se analisar como está o engajamento dos clientes, o que traz mais resultados e principalmente possíveis lacunas que o concorrente esteja deixando. É exatamente nessas lacunas que sua empresa pode agir.
7 – Diferenciar-se
Todo empresário precisa reservar um tempo na agenda para identificar o que ele pode fazer de diferente (e melhor) que a concorrência.
Isso abrange a geração de conteúdo para o site, redes sociais, novos serviços ou produtos agregados etc.
8 – Segmentação
Um dos erros comuns dos concorrentes pode ser a falta de segmentação. Identificar se as estratégias de marketing digital são bem segmentadas é item básico para ver qual nicho o concorrente está deixando de atender.
9 – Conteúdos irrelevantes
Assim como é necessário prestar atenção aos conteúdos mais relevantes da concorrência, é válido analisar aqueles menos relevantes, evitando cometer os mesmos erros.
10 – Seguidores não são clientes
Não há motivo para se impressionar com o número de seguidores no Facebook ou Instagram dos concorrentes. Nem sempre tais seguidores significam potenciais clientes.
Desde que a segmentação de mercado seja bem feita e atraídas pessoas realmente interessadas no produto ou serviço da empresa, o número de seguidores pode ficar em segundo plano.
Já avaliou como está o desempenho dos seus principais concorrentes e o que sua empresa pode aprender com eles?