O ano começou com uma notícia desagradável para investidores e empresas! Em janeiro deste ano, Mark Zuckerberg anunciou em seu perfil pessoal algumas mudanças na rede social. Para se adaptar a nova dinâmica, será necessário acertar a mão em conteúdo relevante. Fique ligado nas nossas dicas para entender melhor as mudanças no Facebook anunciadas:
Mas afinal, o que é alcance orgânico?
O alcance orgânico representa a visibilidade que podemos conseguir de forma gratuita para uma publicação. O fim deste tipo de alcance (anúncio não pago) vem sendo anunciado intuitivamente há um bom tempo. Agora é a hora de aprender a lidar com a situação e aprender a investir em alcance patrocinado (anúncios pagos).
Porque o alcance orgânico deixou de existir
Para entender melhor a substituição do anúncio orgânico pelo patrocinado, é essencial conhecer as principais razões que desencadearam o posicionamento do Facebook:
O aumento da produção e compartilhamento de conteúdo.
A facilidade de acesso aos dispositivos móveis acelerou o tempo e a quantidade de conteúdo produzido e consequentemente consumido.
A dinâmica utilizada pelo Facebook para mostrar conteúdo
Você já deve ter ouvido falar em relevância. O Feed de notícias é programado para mostrar o conteúdo que mais se identifica com o perfil de cada usuário. Isso quer dizer que quem direciona o conteúdo que irá consumir são as próprias escolhas das pessoas. Suas curtidas, amigos e interações indica ao Facebook qual conteúdo é relevante para quem.
Comunicado feito por Mark Zuckerberg no Facebook
Outro motivo aparente para as mudanças no facebook foi citado no perfil pessoal do CEO:
“…But recently we\’ve gotten feedback from our community that public content — posts from businesses, brands and media — is crowding out the personal moments that lead us to connect more with each other.”
Zuckerberg explica que tem recebido feedback dos usuários sobre as postagens de negócios, marcas e mídias colocar os momentos pessoais, que conectam as pessoas, em segundo plano. Ele comentou sobre a atitude do facebook em relação ao feedback do público:
“Based on this, we\’re making a major change to how we build Facebook. I\’m changing the goal I give our product teams from focusing on helping you find relevant content to helping you have more meaningful social interactions.”
Afirmou que estão fazendo uma grande mudança na construção do facebook. Estão com uma nova meta de ajudar o usuário a encontrar conteúdo relevante para interações sociais mais significativas.
Como funciona o alcance patrocinado
O alcance patrocinado (ou pago) representa a quantidade de usuários que visualizaram a publicação por meio de um anúncio pago.
A grande mudança do Facebook
Está claro que o facebook está interessado em conteúdo relevante. Investir dinheiro nos anúncios não basta. O conteúdo precisa ser realmente interessante para o leitor. E para que isso aconteça, os anúncios serão avaliados por um ranking de relevância.
Índice de relevância do Facebook Ads
A pontuação de relevância fornecida pelo Facebook Ads nos ajuda a ter uma noção maior do sucesso (ou fracasso) das nossas postagens. Fica aqui algumas dicas para entender melhor a ferramenta:
O índice de qualidade é calculado com base nas interações com o público-alvo. (Quanto melhor a interação, maior a pontuação).
Com o objetivo principal de agradar o público, o facebook favorece os usuários que tiveram a melhor nota dentro do “índice de qualidade”.
E você, está preparado para agradar o seu consumidor no meio desta mudança? Já pensou em uma nova estratégia e na melhor maneira de utilizá-la? Está precisando de uma mãozinha para se adaptar às novidades? Confira nossas redes sociais que sempre colocamos dicas incríveis que podem te ajudar a sair na frente e se manter no mercado sem prejuízos.