O início do ano é sem dúvida o melhor momento para fazer um plano de marketing que traga maiores lucros à sua empresa. Para saber porque este é o período ideal para elaborá-lo, acompanhe nosso post.
1 – Definição de objetivos e metas
Geralmente as empresas reservam o mês de janeiro para estabelecer os objetivos e metas que deverão ser atingidos no decorrer do ano. Por esse motivo, nada melhor que já definir as estratégias de marketing necessárias para alcançar tais metas e objetivos, já que o marketing é a mola propulsora das vendas.
Somente um bom planejamento de marketing garante os melhores resultados financeiros, aumentando o faturamento e a margem de lucro. Além disso, como nesse período também é estipulado um orçamento anual para cada departamento ou projeto, é possível trabalhar com números claros quanto aos valores a serem investidos na área de marketing.
2 – Análise do contexto da empresa
O plano de marketing deve ser estruturado no começo do ano, pois neste período a empresa já conta com dados e informações relevantes, tais como estimativas econômicas, balanços financeiros, relatórios gerenciais quanto às vendas anuais etc.
Com tudo isso em mãos fica fácil definir as melhores estratégias de marketing para o negócio, conquistando resultados assertivos a partir das oportunidades e desafios presentes no mercado em que a empresa atua.
3 – Valorização do planejamento
O início de um novo ciclo naturalmente favorece o planejamento dos administradores, incluindo as decisões relacionadas à área de marketing.
Essa fase do planejamento deve envolver os sócios da empresa, gestores da área de marketing/vendas e posteriormente uma agência especializada que será responsável pela execução das estratégias adotadas.
4 – Resultados rápidos
O quanto antes a empresa se dedicar à elaboração do plano de marketing, mais rápidos e lucrativos serão os resultados. Para isso, é necessário esquecer aquele ditado onde diz que \”o Brasil só começa a funcionar depois do Carnaval\” e dar vida aos objetivos e metas de vendas já no mês de janeiro.
Ao fazer isso, a empresa adquire uma importante vantagem frente aos concorrentes, conquistando maior participação no mercado.
5 – Engajamento dos colaboradores
Nada melhor para direcionar as equipes de trabalho que iniciar o ano já deixando bem claro quais serão as estratégias de marketing da empresa.
Essa definição oferece um norte aos colaboradores, fazendo com que eles já iniciem o ano engajados (e cientes) quanto ao alcance das metas e objetivos.
No que consiste um planejamento de marketing?
O planejamento ou plano de marketing trata-se de um documento escrito, criado com o objetivo de detalhar e formalizar quais serão as ações praticadas para atingir os objetivos da empresa. Tais objetivos podem envolver:
– Divulgação de novos produtos ou serviços;
– Aumento do alcance e fortalecimento da marca;
– Conquista de novos mercados (no Brasil e no exterior);
– Atendimento a um novo nicho de mercado;
– Aumentar a concentração das vendas em determinada região ou estado;
– Disponibilização de vendas online etc.
Quais informações esse plano contém?
– Um ou mais objetivos quanto às estratégias de marketing adotadas;
– Definição clara da persona (perfil do cliente ideal a ser alcançado);
– Principais concorrentes (diretos e indiretos);
– Ações de marketing que a empresa realiza atualmente;
– Valores orçamentários disponíveis;
– Relação dos principais canais que são e serão utilizados.
A importância dos prazos
Ao realizar o planejamento de marketing é de suma importância que sejam estabelecidos prazos precisos quanto ao alcance das metas e objetivos estipulados, assim como a mensuração dos resultados obtidos.
O recomendável é que o plano de marketing seja revisado anualmente, adequando-se às necessidades específicas da empresa diante de determinado contexto.
E então, já pensou nas estratégias de marketing para sua empresa em 2018?