Na psicologia, o termo arquétipo significa um certo padrão de comportamento ligado a um papel desempenhado socialmente ou a um “personagem”. O estudo dos arquétipos é um dos mais importantes para estabelecer uma comunicação publicitária que de fato atinja os objetivos.
Por que os arquétipos são cruciais para o marketing?
Para entender porque os arquétipos são tão importantes, vejamos os benefícios que esse estudo e aplicação de conceitos oferece.
Eles revelam detalhes da personalidade do seu público-alvo
Conhecer seu público-alvo com o máximo de detalhes é um dos fatores-chave para o sucesso do seu negócio. Por meio dos arquétipos é possível ver com clareza as características de personalidade mais básicas e também inconscientes ou “ocultas” do seu público-alvo.
Se você deseja que suas estratégias de marketing realmente funcionem, um dos primeiros passos é adotar a análise dos arquétipos e ter uma referência de como se comunicar melhor com seu público. É por meio da comunicação que a venda acontece e os clientes se tornam fiéis à marca.
Gera uma comunicação altamente eficaz
Somente com uma comunicação assertiva é possível fazer as pessoas desejarem seus produtos ou serviços. Para que essa comunicação atinja o objetivo, ela deve ir ao encontro do que é mais importante para o seu público-alvo. Isso é o que de fato atrai a atenção das pessoas e faz que elas não só comprem seu produto ou serviço, como também indiquem sua empresa para várias pessoas.
Empresas que não compreendem as características do público-alvo perdem oportunidades continuamente, pois não conseguem identificar como tornar o produto ou serviço mais conhecido e valorizado. Esse fator atrapalha bastante as vendas, o que prejudica o faturamento e lucratividade.
São pilares para as estratégias de marketing
A análise dos arquétipos é um dos itens básicos para formular as melhores estratégias de marketing. Ela oferece uma base sólida quanto aos fatores de personalidade e hábitos que favorecem a escolha por determinado produto ou serviço.
Um marketing realmente eficiente é feito com base nessa análise do público-alvo, buscando identificar aspectos que a maioria das empresas não percebe.
Podem ser utilizados para todos os tipos de produtos ou serviços
Independentemente do tipo de produto, do serviço, do porte da empresa ou tempo de atuação no mercado, os arquétipos sempre oferecem benefícios e devem ser utilizados.
Entender os arquétipos também ajuda no aprimoramento dos produtos e serviços, oferece informações para melhorar o atendimento e gera ideias de como a empresa pode aumentar a participação no mercado.
Como usar os arquétipos na sua empresa?
Na área de publicidade, há uma adaptação dos 12 arquétipos que inicialmente foram definidos pela psicologia. É possível utilizá-los exatamente da forma como se apresentam ou adaptá-los um pouco mais ao contexto do seu negócio.
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