As tendências de marketing digital para 2018 são determinantes para o sucesso do seu negócio, tornando a empresa lucrativa em um mercado cada vez mais competitivo.Para saber quais são elas, confira nosso post.
1 – Segmentação
A segmentação das estratégias de marketing utilizadas no ambiente digital são cada vez mais necessárias para que as empresas obtenham maior quantidade de clientes.
Ela já é bastante utilizada nos anúncios do Google e Facebook, sendo que para 2018, a tendência é que é que tais recursos de segmentação sejam aprimorados.
Para usufruir de todas as vantagens de uma segmentação bem elaborada é essencial que a empresa tenha claro o perfil do público que deseja atingir, fazendo uma definição da persona. Este é o ponto de partida para a aplicação das estratégias de Inbound Marketing que tragam os melhores resultados.
2 – Conteúdos de alta qualidade
Entre as tendências de marketing digital para 2018 é imprescindível falar a respeito do marketing de conteúdo, um dos pilares das estratégias de marketing no ambiente virtual.
Empresas que investirem em conteúdos de qualidade, capazes de gerar maior engajamento dos potenciais clientes, obterão uma excelente vantagem competitiva frente aos concorrentes, gerando maior volume de negócios o ano todo.
Por conteúdo de qualidade entende-se aqueles que são relevantes para a persona (definida pelos profissionais de marketing). Além disso, tais conteúdos precisam ser de máxima qualidade com relação ao uso da Língua Portuguesa, recursos de imagem etc.
3 – Links patrocinados no Google, Facebook e Instagram
Sem sombra de dúvidas uma das principais tendências com relação ao marketing digital para 2018 consiste no aumento dos links patrocinados no Google e Facebook. Embora muitas empresas ainda sejam resistentes ao realizar anúncios nesses canais, essa é uma realidade da qual é impossível fugir.
Para alcançar maior quantidade de pessoas com potencial para tornarem-se clientes é indispensável investir nesses links, aumentando o alcance da página de negócios e do site da empresa.
4 – Pesquisa por voz
A pesquisa por voz é outra forte tendência para o marketing digital nos próximos anos. Devido a essa nova maneira de buscar por conteúdos e referências de produtos e serviços, principalmente pelo celular, as empresas necessitam empregar técnicas diferenciadas de SEO para obter ou manter os melhores posicionamentos orgânicos no Google.
Pesquisas na área de marketing digital mencionam que o percentual de pesquisas por voz já chega a 20%.
5 – Aumento das campanhas com influenciadores digitais
Os influenciadores digitais atuam sobretudo no Instagram e cada vez mais são contratados por empresas dos mais variados segmentos para potencializar a divulgação de um produto ou serviço.
Pesquisas revelam que cerca de 90% dos consumidores no momento de comprar um produto/serviço ou valorizar uma marca confiam mais nas opiniões de amigos ou pessoas que admiram.
Por outro lado, apenas 30% dos consumidores levam em consideração ou são influenciados pelos conteúdos de anúncios pagos.
Desse modo, a contratação de influenciadores digitais é uma excelente maneira de divulgar a empresa e gerar maior volume de compras por meio das redes sociais.
6 – Aprimoramento do e-mail marketing
O aprimoramento das estratégias de e-mail marketing é outra das fortes tendências do marketing digital para os próximos anos. Cada vez mais é necessário que as empresas estejam atualizadas quanto ao que oferece melhores resultados, adotando sempre que possível recursos relacionados à automação em marketing.
Sua empresa já está preparada para lucrar com essas tendências de marketing digital para 2018?