Na hora de pensar em estratégias de marketing digital para o seu restaurante, nada melhor que estar por dentro das ideias que oferecem os melhores resultados neste segmento, conquistando e fidelizando clientes.
Quais são as melhores estratégias de marketing digital para o seu restaurante?
Contratar influenciadores digitais
Uma das maneiras mais eficazes de atrair pessoas por meio das redes sociais, principalmente pelo Instagram, é contratar o serviço dos influenciadores digitais. De forma direta ou indireta, esses profissionais ajudam na divulgação do restaurante e, pelo fato de eles possuírem um grande número de seguidores, fazem com que o estabelecimento se torne mais conhecido.
Contar com um fotógrafo profissional
Além dos influenciadores, para que as estratégias de marketing digital para o seu restaurante apresentem os efeitos esperados é imprescindível que o site e as redes sociais tenham fotos de máxima qualidade, fazendo com que os clientes sintam água na boca ao ver os pratos do cardápio.
Para que as fotos tenham esse efeito, é essencial contar com os serviços de um fotógrafo profissional, exigindo apenas que ele tenha experiência no ramo de alimentação.
3 – Definir o cliente ideal
Definir o cliente ideal nada mais é que construir de forma detalhada o que os profissionais de marketing digital chamam de persona. Isso envolve especificar as características do cliente que a empresa deseja conquistar. Alguns exemplos dessas características:
- Faixa salarial;
- Idade;
- Nível escolar;
- Região onde mora;
- Gostos pessoais;
- Aspectos da vida profissional (se trabalham em grandes empresas privadas, se são empreendedores, se trabalham em órgãos públicos etc.).
3 – Fazer campanhas nas redes sociais
As redes sociais mais utilizadas pelas empresas no ramo de alimentação são o Instagram e o Facebook. Logo, é essencial que seu restaurante marque presença nelas.
A melhor maneira de fazer isso é investindo em campanhas segmentadas, fazendo com que o restaurante se torne ainda mais conhecido na cidade e região em que atua, assim como se transforme numa excelente referência para as pessoas que estão visitando a cidade.
4 – Divulgar promoções no Instagram
A divulgação de promoções no Instagram é outra das estratégias mais recomendadas para os gerentes e donos de restaurantes, já que elas geram uma atração imediata das pessoas. Além de divulgar tais promoções de forma direta, nesse caso também é possível contar com o apoio dos influenciadores digitais.
5 – Ficar de olho na concorrência
Prestar atenção nas estratégias de marketing digital adotadas pela concorrência é de suma importância para ver onde eles estão acertando, onde estão errando e principalmente identificar aquilo que sua empresa poderia fazer, mas que ainda não está fazendo.
Além de observar os restaurantes locais (os concorrentes), é recomendável seguir páginas de restaurantes que atuam em um ramo semelhante ao seu e que sejam de outras cidades, estados ou países. Esse pequeno detalhe fará com que o proprietário tenha ideias excelentes para a elaboração de novos pratos, decoração do ambiente, elaboração de fotos para redes sociais etc., fatores cruciais para aumentar os lucros.
Cada uma dessas estratégias de marketing digital para o seu restaurante é determinante no sucesso do negócio. Você já segue todas elas?