O Inbound Commerce nada mais é que a aplicação das estratégias de Inbound Marketing adaptadas para o segmento de lojas virtuais com o objetivo de gerar mais vendas.
Como funciona o Inbound Commerce?
Os pilares dessa estratégia de marketing para lojas virtuais são: atração, conversão e fidelização.
Atração
Tem como principal objetivo atrair uma grande quantidade de visitantes para a loja virtual, fazendo com que as pessoas conheçam com maiores detalhes um ou vários produtos oferecidos.
Esse processo de atração para o site ocorre por meio do blog, aplicação das técnicas de SEO e redes sociais.
Conversão
O processo de conversão de um simples visitante do site em um lead (potencial cliente) ocorre principalmente por meio das landing pages.
Nessas páginas, em troca, por exemplo, de um desconto ou oferta imperdível, o visitante fornece dados pessoais como nome e e-mail, o que facilitará novas compras.
A estrutura da landing page deve ser simples, de layout atrativo e funcional, sendo adaptada para computadores e celulares.
Fidelização
A fidelização no Inbound Commerce consiste em fazer com que os clientes se transformem naturalmente em promotores da marca, divulgando determinados produtos e o site como um todo, o que garante novas vendas sem que sejam necessários tantos esforços em estratégias de marketing.
As principais ferramentas para fidelização dos clientes são conteúdos relevantes publicados no blog, conteúdos nas redes sociais e principalmente envio de e-mail marketing utilizando recursos de automação.
Quais são as vantagens do Inbound Commerce?
Aumenta as vendas
O maior volume de visitantes no site e a aplicação de landing pages para a conversão desses visitantes em leads é a combinação perfeita para o aumento nas vendas, fazendo com que o percentual de clientes conquistados aumente mês a mês.
Agrega valor ao site
A constante geração de conteúdos relevantes vinculados ao site, blog e redes sociais da loja virtual agregam grande valor à imagem da empresa, gerando maior credibilidade e, por consequência, maior volume de vendas.
Reduz custos
O custo com uma equipe de vendedores e atendentes online é imenso. Somente com a aplicação das estratégias de Inbound Marketing adaptadas ao E-Commerce é que é possível reduzi-lo.
Isso ocorre porque os processos são automatizados, fazendo com que o cliente consiga se localizar no site com maior facilidade.
Fortalece o relacionamento com os clientes
O uso das estratégias de Inbound aplicadas ao E-Commerce favorece um relacionamento mais próximo com os clientes, gerando maior confiança com relação à marca, gerando ainda mais vendas no futuro.
Divulgação em grande escala
Nenhuma ação de marketing apresenta resultados tão eficazes quanto o Inbound Commerce. De acordo com informações oferecidas pela Hubspot, nos negócios de E-commerce a participação das estratégias de Inbound na geração de leads é de quase 50%.
É fato: somente os investimentos realizados em Inbound Commerce são capazes de garantir os melhores resultados.
Além de todas as vantagens acima, eles são perfeitamente mensuráveis, fazendo com que o empresário tenha uma visão clara de quanto vale a pena investir nessas estratégias.