Não existe receita de bolo para redes sociais, assim como (quase) tudo na vida, a mesma regra se aplica às ações em mídias online: teste e adaptações. Vale lembrar que as práticas indicadas para cada rede social variam de segmento para segmento, de marca para marca.
Mas, quando falamos de restaurantes, alguns erros não podem acontecer de jeito nenhum. Dá só uma olhada nas dicas que separamos e não cometa mais nenhum desses erros nas redes sociais de restaurantes que você administra.
01. Fotos de qualidade
Divulgar o seu produto com verdade e transparência para com o seu cliente é fundamental. Mas isso não quer dizer que você deve viver de stories feito com celular, transmitindo imagens de baixa resolução. Nossa dica para esse tópico é: evite fotos banco de imagens, mas produza fotos tão boas quanto.
Não precisa mentir, mas valorize seus alimentos. Contrate um fotógrafo profissional e monte pratos perfeitos para a sessão de fotos do seu menu. Trabalhe com essas imagens e, de tempo em tempo, refaça as fotos para manter as redes sociais atualizadas. Lembre-se que o cliente consome primeiro com os olhos.
02. Anúncios e horários das publicações
Se você tem verba para investir em anúncios, maravilha! Você está fazendo do jeito certo. Cada vez mais os algoritmos das redes sociais são projetados para entregar menos resultados orgânicos, ou seja, se você apenas postar uma foto, o desempenho dela tende a ser muito baixo, considerando que poucas pessoas receberão suas atualizações.
No caso do impulsionamento pago de posts, as mídias digitais mostrarão suas publicações para um número maior de pessoas que tendem a consumir seu produto.
Mas, caso você realmente não tenha verba, não cometa o erro de postar quando tiver vontade. Escolha horários em que as pessoas estão começando a sentir fome ou desejo de comer algo (dependendo de qual nicho do mercado alimentício você atua), por exemplo: se você serve almoço, post sempre entre 10h30 e 11h30; mas se você tem uma sorveteria, vale postar entre 11h30 e 14h00.
03. SAC e gestão de crise – avaliação positiva
Nunca, jamais, de jeito nenhum, deixe seu cliente sem resposta ou, pior, trate-o de forma grosseira. Sabe aquele ditado \”quem gosta conta para 5, quem não gosta conta para 10\”?
Quando falamos de redes sociais esses \”10\” se multiplicam consideravelmente. Ainda que o cliente em questão seja extremamente hostil, seja receptivo, procure entender o problema e a situação exposta e se mostre disponível a ajudá-lo.
Pois, por mais que essa pessoa queira apenas difamar o seu restaurante, sua resposta mostrará para outros clientes e futuros clientes, que você está disposto a ajudar, ouvir, entender e melhorar.
No mais, incentive a avaliação positiva na sua página do Facebook, quando algum cliente que elogiar o local. Isso melhora a credibilidade do seu restaurante no mundo digital e real.
04. Informações atualizadas
Nada mais frustrante do que acessar uma página com informações incompletas ou erradas. Imagine você escolher um restaurante com base em todas as informações que você absorveu nas redes sociais. Chegando lá… tudo mudou!
O lugar que tinha buffet livre, agora é só a la carte, o ambiente que antes oferecia espaço kids, agora foi transformado em uma adega. Já imaginou no tamanho da experiência negativa que o seu cliente terá? Por isso é muito importante manter todas as informações das páginas atualizadas e completas. E, a cada grande mudança, faça uma publicação anunciando-a.
Checklist rápido de informações:
– Cardápio
– Modelo de negócio
– Possui ou não estacionamento
– Formas de pagamento
– Bandeira de cartões aceitos
– Possui ou não reservas
– Dias e horários de funcionamento
– Endereço
– Telefone
– Possui ou não delivery
– Link para reservas, caso tenha.
05. Compartilhamento de clientes
Seu cliente foi ao seu restaurante e gostou tanto que resolveu divulgar de graça o seu local. Então, você simplesmente ignora esse marketing gratuito e demonstração de fidelidade. Que erro! Fique atento aos posts e stories marcando seu restaurante ou hashtag do lugar.
Curta e comente em todos os posts com muita positividade. No caso dos stories, pode (e deve) repostar à vontade nas redes sociais do próprio restaurante. Além de ganhar pontos e simpatia do cliente que te indicou, você ainda vai passar mais confiança e credibilidade para as pessoas que estão começando a conhecer o seu negócio.
Isso se chama Marketing de Indicação, invista nesse modelo e incentive-o!
06. Elaboração de legendas
Um erro clássico que nós vemos muito por aí é: publicar fotos com legendas pouco explicativas ou, pior ainda, sem legendas. Você não precisa (e nem deve) colocar o famoso \”textão\” na legenda de suas fotos.
Mas passe o maior número de informações possíveis, com o menor número de palavras. Nossa indicação é escrever no máximo 3 linhas: informe sobre o prato, desperte desejo e convide o leitor a conhecer o local. Lembre-se sempre de ser criativo e envolvente, tudo acontece muito rápido nas redes sociais e você precisa reter a atenção.
07. Presença digital
Por último, mas não menos importante, está a dica básica: mantenha presença digital. Não apenas crie uma página e fomente-a de vez em quando. Quem não é visto não é lembrado.
E se ao entrarem em seu perfil, o mesmo tiver sem posts há muitos dias, pode passar a impressão de que o restaurante não existe mais ou está fechado. Defina uma frequência de publicações e seja fiel à ela.
A experiência do consumidor pode começar e terminar no digital. Repense as suas estratégias, faça testes e mais teste, sempre se atualize e fique de olho nos concorrentes e restaurantes do mesmo segmento em outros países mais desenvolvidos, e que, muitas vezes, estão a frente com tendências que ainda não chegaram no Brasil. A mesma dica serve para restaurantes de grandes estados, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
E caso não tenha tempo para fazer um trabalho eficaz, conte com nossa equipe para desenvolver um ótimo plano estratégico para as redes sociais do seu restaurante!